Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > Roteiros de Viagem > 5 países “diferentes” a incluir na agenda de viagens para 2016

Roteiros de Viagem

5 países “diferentes” a incluir na agenda de viagens para 2016

5 países “diferentes” a incluir na agenda de viagens para 2016
Janeiro 02
07:47 2016

Nada de Londres, Paris, Madrid, Lisboa ou Roma…No próximo ano é chegada a vez de incluir, entre os vossos destinos de viagem, países que até agora só os conheceriam de apontá-los no mapa. Isso não significa que não se visite os lugares mencionados, muito pelo contrário. Apenas pretendemos encorajar-vos a coleccionar carimbos mais exóticos nos vossos passaportes: seja pela cultura e património, pelas paisagens, costumes, tradições…ou uma combinação de tudo. Para o efeito tomamos como referência o editorial especializado em viagens da Lonely Planet, uma espécie de oráculo nestas andanças. Cada ano elaboram um Top Ten dos quais filtramos os 5 mais interessantes e que mais se afastam do convencional.

1. Botswana

Este país soberano com uma área territorial equiparável à de França ou ao do Estado do Texas está situado na África Austral e tem como vizinhos a África do Sul, a Namíbia, o Zimbabwe e a Zâmbia. Com mais de 600.000 quilómetros quadrados, dos quais 70% correspondem ao deserto de Kalahari, é o património natural o que mais nos atrai a este destino. A parte que não é árida está em larga medida coberta por grandes extensões de matagal e pastagem de savana com espaços tão impressionantes, como as salinas do Grande Lago Makgadikgadi ou os pântanos do delta de Okavango. Flora exótica e fauna ímpar, como é apanágio do continente africano: leões, zebras, elefantes, girafas, rinocerontes, búfalos e outras espécies.

botswana top 10 viagens 2016, onde viajar 2016, o que ver em 2016, que visitar 2016

A capital é Gaborone, no vale das montanhas Kgale e Oodi, a 15 km da África do Sul. Quanto ao idioma não se preocupem: são oficiais o inglês e o…setswana.

2. Palau

Este pequeno arquipélago no Mar das Filipinas é um dos países menos povoados do planeta, um paraíso (quase) virgem que está entre os destinos favoritos para os amantes do mergulho subaquático. É composto por cerca de 340 ilhas de origem vulcânica e coralina, cobertas por frondosas florestas e selvas e abrigadas por recifes de corais.

palau top 10 viagens 2016, onde viajar 2016, o que ver em 2016, que visitar 2016

Babeldaob é a maior ilha e é aqui que se encontra o aeroporto para aqui chegar, Roman Tmetuchl. Através desta, percorrendo uma ponte, chega-se à vizinha Koror, onde a maioria dos habitantes de Palau vive. A capital é Ngerulmud. Nela vivem apenas 200 habitantes.

3. Uruguai

Das “partes” mais desconhecidas da América Latina, localizado na parte oriental da América do Sul, ladeado por 2 gigantes – Brasil e Argentina – e banhado pelo Oceano Atlântico. A parte costeira é a que mais se destaca pela beleza das suas praias, como é o caso Blancarena, uma das estâncias balneares mais pitorescas da zona sul da faixa costeira, com águas limpas e calmas, ideais para ir a banhos e para a prática de desportos aquáticos. Entre as suas cidades, destaque para a capital, Montevidéu, e localidades com tanto encanto como Durazno, Florida ou Villa 25 de Agosto.

uruguai top 10 viagens 2016, onde viajar 2016, o que ver em 2016, que visitar 2016

Mais pontos incontornáveis da visita, as praias imensas de água doce nas margens do rio Yi e do rio Negro. Será também interessante ficar a conhecer algo sobre as suas tradições culturais como o carnaval uruguaio, o mais comprido no mundo, que começa no final de Janeiro e termina em Março.

4. Letónia

Este ano que agora termina comemorou 25 anos como país independente da antiga União Soviética e só por isso já temos um bom motivo para subir a bordo de um avião. Comparando com os vizinhos – Estónia e Lituânia – este país, que tem todos os ingredientes para ser um best-seller em 2016, ganha em toda a linha: a vibrante capital Riga; cultura vasta e património histórico, tanto naquela cidade como em Valmiera e Cesis, as cidades mais visitadas.

letonia top 10 viagens 2016, onde viajar 2016, o que ver em 2016, que visitar 2016

À parte há outros locais de grande beleza natural, como o Parque Nacional de Gauja, a aldeia Kudilga, que preserva toda aquela aura dum lugarejo do século XVII, ou a cascata do rio Ventas.

5. Gronelândia

O momento para visitar o “recanto” mais gélido do mundo é agora: em Março de 2016 será a sede dos Jogos de Inverno do Árctico, com música, dança, gastronomia…além de todos os atractivos “de série” deste lugar. Aliciantes? Centenas, desde o privilégio de ver o sol da meia-noite nos glaciares, passando pelas auroras boreais, a navegar entre baleias ou até mesmo a percorrer as paisagens nevadas em trenós puxados por cães…que mais parecem lobos.

gronelandia top 10 viagens 2016, onde viajar 2016, o que ver em 2016, que visitar 2016

Interessados em viajar para estes ou outros destinos? Não percam os voos baratos no site da Rumbo!

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook