Blog de Viagens – Rumbo.pt

UM BLOG RUMBO
Home > O que ver > “Game of Thrones”, mais um motivo para visitar Edimburgo em Janeiro

O que ver

“Game of Thrones”, mais um motivo para visitar Edimburgo em Janeiro

“Game of Thrones”, mais um motivo para visitar Edimburgo em Janeiro
Janeiro 18
09:14 2017
3
SHARES

Os fãs da série de sucesso da HBO vão poder contar com um motivo adicional para visitar Edimburgo. Mais ainda porque vão ter a possibilidade de saudar o novo ano com a sensação de fazer parte do ambiente medieval, característico da série, entrando no pub da Dublin Street, uma taberna subterrânea que às quartas e quintas-feiras se transformará num dos ‘7 Reinos’. Estes serões temáticos foram baptizados de Blood and Wine sendo que já há informação na internet a respeito: thepopupgeeks.com.

Este é apenas um dos bares que não devem perder quando visitar Edimburgo, um dos destinos europeus mais interessantes, tanto pela sua história e cultura, como pelas opções de entretenimento que proporciona ao visitante. Entre os incontornáveis está o The Royal Oak, a poucos minutos a pé da Royal Mile, com música ao vivo a valer umas módicas cinco libras e onde podemos beber típica cerveja escocesa; Peer Tree House, um edifício histórico precioso, a poucos minutos da Universidade, que funciona como a sede da cerveja destilada, com uma esplanada onde se perdem a conta às pints servidas; Deacon Brodie’s Tavern, em plena Royal Mile, onde Robert Louise Stevenson terá escrito ‘O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde’.

Victoria Street, Edimburgo.

Victoria Street, Edimburgo.

Esta última nota não é a única referência, ou enlace, entre Edimburgo, a literatura e/ou as artes. Na verdade estamos perante uma das Cidades da Literatura designadas pela UNESCO. Aqui, em Agosto, realiza-se uma das feiras do livro mais importantes do mundo sendo que em numerosos lugares ou esquinas se podem encontrar menções a escritores como Stevenson ou Sir Walter Scott, Sir Arthur Conan Doyle, Ian Rankin e J. K. Rowling. Os seguidores das aventuras e desventuras de Harry Potter podem inclusivamente embarcar em roteiros temáticos que há em torno das suas publicações. Diz-se que Rowling deu forma a uma boa parte de ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte’ num quarto do hotel Balmoral, situado no coração da cidade, ou que no pub The Elephant House nasceu o universo de Hogwarts

Balmoral Hotel, Edimburgo.

Balmoral Hotel, Edimburgo.

Encontrarão muitos outros elos que atestam esta estreita ligação. Entre eles, realce para o Museu de Escritores, dedicado à obra e graça de Sir Walter Scott, Robert Burns e Robert Louis Stevenson, sedeado numa mansão espectacular (Lady Stair). Encontra-se na rua principal, a Royal Mile, a fizemos alusão anteriormente, e a entrada é gratuita. Esta avenida é definitivamente de passagem obrigatória, uma vez que dá ao Castelo de Edimburgo – a oeste – e ao Palácio de Holyroodhouse – a este. Mede 1.814,2 metros, perfazendo uma Milha Escocesa, daí essa designação. Passear ao longo desta via é toda uma experiência, com imensas vielas e pátios com edifícios magníficos, além de uma zona comercial para comprar lembranças lá para casa (Lawnmarket, perto do castelo).

scotland-1607933_1280

Tanto o castelo como o palácio são dois dos monumentos de maior relevo de Edimburgo. O primeiro ergue-se sobre Castle Hill recebendo mais de um milhão de visitantes por ano. Todos os dias à uma da tarde em ponto tem lugar o disparo do canhão, uma tradição de meados do século XIX. Quanto à Holyroodhouse, a sumptuosidade e a ostentação são as notas dominantes de um complexo que nos dias de hoje continua a ser a residência oficial da Rainha da Inglaterra em Terras Escocesas. Há uma ala que recebe visitas.

edimburgo

Os que procurarem mais museus e galerias de arte para apreciar quadros, pinturas e outras peças, têm à disposição o Museu Nacional da Escócia, o de Edimburgo e a Galeria Nacional da Escócia. Têm também um lugar dedicado à arte moderna e inclusivamente um centro especializado em retratos, outro de homenagem à infância e um terceiro alusivo à história militar do país (o da Guerra).

scotland-215542_1280

Esta é apenas um aperitivo dos muitos aliciantes que possui esta cidade escocesa. Se quiserem um incentivo adicional, lembrem-se que algumas companhias aéreas low-cost operam voos baratos para Edimburgo, que poderão encontrar e reservar através da página rumbo.pt.

castle-859331_1280

© Artigo traduzido por Miguel Albuquerque.

3
SHARES
Etiquetas

Sobre o Autor

María Sanchez

María Sanchez

Viajera, que no turista; periodista y bloguera, que no redactora. Porque no es lo mismo ser que estar, SOY comunicadora por vocación. Licenciada en Periodismo, con amplia experiencia en medios de comunicación y redes sociales, mi gran pasión es descubrir Mundo. La mejor forma de recordar un viaje, contándolo. Puedes encontrarme en la blogosfera y en las redes sociales. Bon voyage!

0 Comentários

Ainda não existem comentários!

Não existem comentários neste momento, quer adicionar um?

Escrever Comentário

Escrever Comentário

Siga-nos no

Infografias - Infografias inspiradoras by Rumbo.
Dicas para Viajantes - Viaje informado com a Rumbo.

Siga-nos no Facebook